sábado, 11 de julho de 2009

INTERANCIONAIS: Curdistão garante liberdade religiosa


Nimrud Baito Youkhana, ministro do turismo no Governo Regional do Curdistão , e secretário geral do Partido Patriótico Assírio, acredita em um progresso significante na garantia da liberdade religiosa na região do Curdistão, no Iraque. O Curdistão é uma região com cerca de 500 mil km² distribuídos em sua maior parte na Turquia e o restante no Iraque, Irão, Síria, Armênia e Azerbeijão. Seu nome provém do povo que o habita, ou seja, os curdos, que são hoje a mais numerosa etnia sem Estado no mundo. São 26 milhões de pessoas, na sua maioria muçulmanos sunitas, que se organizam em clãs e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. Suas maiores cidades são Mossul, Irbil, Kirkuk, Saqqez, Hamadã, Erzurum e Diyarbak.

De acordo com uma notícia publicada em seu site, durante reuniões estratégicas com membros do congresso, com a administração do presidente Obama e representantes de ONGs importantes, o ministro Youkhana demonstrou como, desde a queda de Saddam Hussein, grupos extremistas têm perseguido os cristãos e bombardeado seus vilarejos e igrejas, incluindo sua própria cidade natal. Esse terrorismo fez com que milhares de cristãos iraquianos se mudassem para a região do Curdistão, onde foram bem recebidos e ajudados.

O ministro recomendou a proposta apresentada na constituição do Curdistão, que afirma que a comunidade cristã no Iraque deveria ter uma área administrativa independente nos lugares onde os cristãos são maioria.

“O progresso que o KRG teve em proteger e encorajar práticas religiosas livres e irrestritas foi bem recebido por todos aqueles que tive a oportunidade de conhecer”, disse o ministro Youkhana. “Temos razões para ficar orgulhosos, e estou determinado a deixar claro que o governo está reunindo todos os seus esforços para garantir que todas as religiões na região estejam a salvo e fortes. É meu desejo que tal tolerância se estenda a todo o Iraque.”

Agência Unipress Internacional

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS