quarta-feira, 24 de junho de 2009

BISPO MACEDO: Corpo, Alma e Espírito - Parte I


Pois quem conheceu a mente do Senhor… Nós, porém, temos a mente de Cristo.


“Pois quem conheceu a mente do Senhor… Nós, porém, temos a mente de Cristo.”(I Cor.2.16).

A Bíblia nos ensina que o Senhor Jesus é o “Cabeça da Igreja, sendo Este mesmo salvador do corpo”(Ef.5.23). Isto significa dizer que Ele é a mente da Sua Igreja. Por isso mesmo, a Sua Igreja vive em submissão total à Sua vontade. Pois, qual é o membro do corpo que ousa desobedecer a ordem da mente? Somente o coração! Isso somente é possível se aquele membro estiver paralisado ou enfermo. É aí que entendemos o porque de muitos escândalos na Igreja, aqueles que são nascidos da carne, representam o coração – não querem sacrificar suas vontades para fazer ao do Senhor Jesus.

Todos os membros do corpo cooperam entre si; cada um tem a sua função no corpo, porém, todos têm uma única direção: a mente. O único órgão que não se submete à mente é o coração. Entre a mente e o coração (alma) há sempre conflitos porque a mente (espírito) avalia o que é melhor para o corpo, mas o coração não raciocina, quando ele se empolga com alguma coisa é muito difícil demovê-lo daquilo.

Imagine, por exemplo, quando a razão diz sim mas o coração diz não! Qual será o resultado dessa indefinição? Dúvida. O ser espiritual então estará preso na teia das dúvidas, o que conseqüentemente acarretará um caos.

Quando uma pessoa que diz ser cristã mas não vive em harmonia com a vontade do Senhor Jesus Cristo, então ela é apenas uma pessoa convencida à fé cristã e não convertida. Consequentemente o Senhor Jesus não é Senhor dela e ela tampouco Lhe é serva, haja vista que o Senhor Jesus somente é Senhor daqueles que Lhe servem.

Por outro lado também, temos a informação de que o verdadeiro cristão tem a “mente de Cristo”. O que significa dizer que a sua submissão ou serventia ao Senhor Jesus é feita espontaneamente, de maneira perfeitamente natural, como um membro do corpo que obedece à sua mente.

“Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.”(I Co. 12.27).

No próximo estudo (parte II), estaremos falando sobre a mente, como entendê-la de um modo de vista espiritual e usá-la para o benefício da fé.

Deus abençoe a todos abundantemente,

Bispo Edir Macedo

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS