segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Bíblia é o livro mais traduzido do mundo


Escritura Sagrada também foi primeiro livro impresso de grande porte

Da Redação / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

A Bíblia é o livro mais lido, traduzido (mais de 2,5 mil línguas diferentes) e distribuído do mundo. Para isso, o Livro Sagrado teve que ser replicado muitas vezes em cópias manuscritas, até o surgimento do primeiro exemplar impresso, e também passar por diversas traduções em diferentes idiomas.
Os originais dos livros da Bíblia foram escritos em hebraico (clássico que não tem vogais) e aramaico (possivelmente, a língua falada por Jesus). Estima-se que a primeira tradução foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo (a. C.), em grego, para que os judeus que viviam no Egito – e os da Palestina (no cativeiro da Babilônia) – pudessem, então, compreender o Antigo Testamento.
A partir disso, outras traduções começaram a surgir. As Escrituras Sagradas também foram traduzidas em latim, um marco importante pela ampla utilização da língua no Ocidente. Porém, foi só por volta da década de 380 depois de Cristo (d. C.), que uma tradução oficial em latim começou a ser produzida.
O intérprete Jerônimo, designado pelo bispo de Roma para tal função, viveu por 20 anos na Palestina, onde estudou hebraico e examinou todos os manuscritos a que teve acesso. Ao final da tradução, ela ficou conhecida como “Vugata” (leitura de divulgação popular) e, com o tempo tornou-se o texto oficial do cristianismo ocidental.
Em português
O mais antigo registro em língua portuguesa data do final do século 15. Contudo, a primeira versão completa é de 1753, no século 18, com tradução de João Ferreira de Almeida, em 3 volumes. A linguagem utilizada em sua tradução é clássica e erudita, tanto no que se refere ao vocabulário quanto à estrutura gramatical dos textos originais. A primeira publicação em um único volume também é de Almeida, de 1819, século 19.
O primeiro impresso de grande porte
Voltando a meados do século 15, encontramos, na Alemanha, a primeira impressão da Bíblia pela prensa do ourives Johannes Gutenberg, inventor dos tipos metálicos móveis. O Livro Sagrado foi o primeiro impresso de grande porte, e em latim. As cópias impressas ainda assim eram decoradas à mão.
Antes de 1500, a Escritura Sagrada já era conhecida em 6 línguas: alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão. E até meados do século 16, em mais oito idiomas: espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês.

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS