quinta-feira, 9 de julho de 2009

ORIENTAÇÃO: Seja a tua palavra sim, sim ou não, não!


xadrez"O vosso falar seja SIM SIM NÃO NÃO; porque tudo o que passa disso vem do Maligno" (Mt. 5,37)

Falar a verdade nos dias de hoje parece impossível para a maioria das pessoas. Quem sempre fala a verdade é visto como alguém ingênuo pela sociedade. O fato é que muitos se sentem confortáveis mentindo para obter uma vida mais fácil.

Entre os que se ocupam com o mistério da mentira estão filósofos, cientistas, políticos e psicólogos. Alguns estudiosos da mentira afirmam que tanto a mentira como o engano estão no gene do homem. Uma linha da biologia presume que o desenvolvimento do cérebro humano só foi possível por ter que lidar com enganos.

De acordo com o diário de uma psicóloga americana, Bella DePaulo, da Universidade da Virgínia, em Charlottesville, as pessoas sorriem todos os dias com olhar inocente para manter um bom clima. Ela afirma que os cônjuges e familiares são enganados de maneira intensa.

Para a linha de psicólogos que estudam a mentira, ela é um talento para enganar. Um sinal de inteligência, um fator de sucesso, tão útil como perspicácia, intuição ou criatividade.

As crianças só compreendem a necessidade de mentir entre o segundo e quarto ano de vida. Até então não discernem entre realidade e fantasia. Ao descobrir que é possível enganar, mentem para proveito próprio, para evitar uma repreensão ou para receber recompensa por alguma coisa. Na adolescência, os jovens sabem distinguir com precisão se alguém está sendo sincero ou não.

A Palavra de Deus deixa muito claro o que essa questão significa para Ele. A explicação aqui não vem de mente humana, mas do próprio Deus, autor de toda sabedoria. A mentira consiste em rejeitar a Verdade de Deus; e sobre os mentirosos, a Bíblia é bastante clara: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira…" (Rm 1.25).

Sua origem não está na evolução, mas em Satanás, pois ele é chamado "pai da mentira". O Senhor Jesus Cristo mostrou isso claramente ao dizer: "Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes." (Jo 8.44-45)

A mentira, na realidade, não é indicação de inteligência, mas um sinal característico de alguém que certamente tem uma vida sem Deus. Em 1 João 2.21 está escrito: "…mentira alguma jamais procede da verdade."

Esse é mais um sinal evidente dos tempos finais, afinal, satanás tem pressa em fazer com que o homem se pareça com ele. É uma maneira de atingir o Coração de Deus. "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência." (1 Tm 4.1-2)

A Bíblia faz ainda, no Livro do Apocalipse, outras observações sobre a mentira: "Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro." (Ap 21.27)

"Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira" (Ap 22.15).

Fica para todos um alerta de Jesus: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo." (Mt 12.36)

Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS