sábado, 27 de junho de 2009

DEU NA WEB: Advogado cristão sofre tortura na China

 

Zheng Enchong

Oficiais do Escritório de Segurança Pública (PSB) interrogaram e torturaram o advogado de direitos humanos, Zheng Enchong, durante nove horas por causa do seu trabalho defendendo os cidadãos chineses que tiveram suas terras confiscadas pelo governo.

Na ocasião, ele foi agredido, despido e queimado com cigarros. Zheng Enchong escreveu um protesto oficial e planeja registrar uma queixa oficial para o governo.

Mesmo sem terem interrogado Zheng Enchong, as autoridades fizeram um relatório oficial do interrogatório e queriam que ele assinasse o documento. Ele, por sua vez, escreveu uma declaração falando sobre os maus tratos sofridos no Escritório.

O advogado cristão, reconhecido internacionalmente, contou que, nos últimos meses, foi abordado pelo menos 20 vezes, além de sua casa ser revistada. O motivo das intimidações se deve à denúncias de conspirações do governo, perseguições e diversas violações dos direitos humanos na China. Por conta disso, já foi agredido várias vezes, sofrendo sequelas, especialmente dificuldade para andar.

“Zheng Enchong sempre defendeu os pobres e vulneráveis”, diz Bob Fu, presidente da ChinaAid e amigo do advogado. “A constante tortura contra tal defensor dos direitos dos cidadãos, demonstra a total indiferença das autoridades.”

EL


Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS