domingo, 26 de abril de 2009

Mãe essencial






Kahil Gibran, um dos maiores poetas árabes, diz: “Mãe: a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano.” De fato, o amor de mãe é tema das mais comoventes histórias, sejam reais ou fictícias. No entanto, a imagem do filho que procura o consultório do psicoterapeuta oprimido pela mãe que o sufoca também é um lugar comum nas histórias dramáticas, mostrando que, a despeito de todo amor, não é fácil ser uma boa mãe.

O programa Coisas de Mulher trouxe o tema “O que é ser uma mãe essencial?” As apresentadoras Vivi Freitas, Cris Silva, Moti Bernardino e Line Munhoz debateram sobre os conflitos que fazem com que as filhas se afastem de suas genitoras. Mãe ausente, liberal demais, superprotetora ou a que só fala criticando, foram os perfis citados como o de pessoas que afastam os filhos.

Entre as atitudes que geram conflitos, estão: quando a mãe é exigente demais; se a jovem acha que já sabe de tudo e não precisa de orientação; quando a mãe impõe os sonhos e desejos dela para a filha; e quando não valoriza os esforços da filha.

Para manter um relacionamento saudável, as apresentadoras aconselharam a conversar com a criança, fazendo com que esta veja a mãe como uma amiga. “Quando a menina chegar à adolescência, não haverá barreiras entre elas”, disse Vivi.

As dicas do programa foram: ser paciente, ganhar a confiança da filha e ensinar com calma.
“Quando a mãe não ensina, a filha se sente desprotegida”, concluiu Vivi.

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS