terça-feira, 7 de julho de 2009

ORIENTAÇÃO: Sem temor, a sabedoria se desvanece

bookSalomão foi filho do homem mais importante de todo o Israel. O rei Davi é lembrado até os dias de hoje e seu túmulo o mais visitado de Jerusalém. Davi foi guerreiro, rei e músico.

Certa vez, olhando para o conforto e a pompa de seu palácio, Davi se sentiu incomodado, pois a Arca da Aliança era guardada em uma tenda. Disse o rei ao profeta Natã: "Eu moro em casa de cedros, e a Arca de Deus se acha numa tenda." Deus, entretanto, não permitiu que Davi construísse com suas mãos o templo, por ser ele homem de guerra. "Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra e derramaste muito sangue".(1 Crônicas 28:3)

Contudo, a promessa da permissão da construção do templo foi dada a Salomão. Podemos encontrar esse registro no livro de I Crônicas 22.9,10. "Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranqüilidade darei a Israel nos seus dias. Este edificará casa ao meu nome; ele me será por filho, e eu lhe serei por pai; estabelecerei para sempre o trono do seu reino sobre Israel." Assim aconteceu e Salomão recebeu de Deus riquezas e sabedoria.

A Palavra de Deus relata, em Salmos 111:10, que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, ou seja, enquanto houver o temor de Deus dentro do homem, haverá sabedoria. Cessando, no entanto, esse temor, a sabedoria desaparece.

Deus fez de Salomão o homem mais sábio e inteligente do mundo, garantindo que após ele não viria outro com tanta sabedoria. "…dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá."

Em virtude de sua sabedoria, justiça e riqueza, foi afamado no mundo inteiro. Trouxe honra e glória ao Nome do Senhor, pelo uso dos talentos, habilidades e riqueza que recebeu, trazendo paz e harmonia a Israel e espalhando a verdade da Palavra de Deus aos reinos vizinhos.

Esse mesmo homem se entregou à idolatria de imagens. Mas como pode ser isso? O homem mais sábio do mundo cometer um dos pecados mais abomináveis aos olhos de Deus? A explicação é muito simples: Salomão perdeu o temor e, sem ele, cessou a sabedoria. Passou a ser escravo de seus sentimentos, perdeu a visão.

Seu desejo carnal gritou com mais força e Salomão sucumbiu à sua paixão por mulheres idólatras, cometendo, assim, graves ofensas contra Deus. Por conta disso, colheu um período de trevas em sua vida como resposta a seus pecados. Salomão caiu da glória para a desgraça. Seu erro foi esquecer a única e verdadeira Fonte de sua sabedoria e poder.

As coisas começaram a acontecer gradualmente. À medida que Salomão mudava suas prioridades e conceitos do que constitui a verdadeira grandeza, também mudava a maneira com que governava seu reino.

Quando começou a dar glória a si próprio em vez de dá-la a Deus, seu desejo por prazeres cresceu gradativamente. Não havia mais felicidade em Salomão, após experimentar tudo debaixo do sol, pois não havia mais paz em seu coração. "Pelo que aborreci a vida, pois me foi penosa a obra que se faz debaixo do sol; sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento".(Eclesiastes 2.17)

Conclusão: ainda que o homem se supere em honra, riquezas, fama, poder e prazer, jamais conseguirá a felicidade plena fora dos preceitos de Deus. Somente o Senhor é capaz de oferecer ao homem a alegria que traz regozijo à alma.

"Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas." (Eclesiastes 11:5).

Agência Unipress Internacional
Nilbe Shlishia

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS