terça-feira, 14 de julho de 2009

NOTICIAS: MEC oferece horário especial para religiosos na prova do Enem


5251467-533x800Uma boa notícia para os estudantes religiosos que guardam o sábado como dia especial para seus momentos de oração, dispensando qualquer atrividade antes do pôr do sol: O Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem) dará a esses estudantes a oportunidade de fazer o exame mais tarde. A medida deve envolver principalmente vestibulandos adventistas e judeus.

Neste ano, o Enem realizará suas provas no sábado e no domingo (3 e 4 de outubro, respectivamente).

No dia do exame, todos os alunos entrarão no local de prova juntos, até as 12h55. Quem solicitar o horário especial, terá que ficar em uma sala separada, aguardando o início da avaliação (algumas religiões não permitem qualquer atividade antes do pôr do sol de sábado, período dedicado a orações).

Neste período, porém, eles não terão acesso a livros ou meios eletrônicos durante a espera. Segundo a organização do Enem, as provas deverão começar às 18h, com duração de quatro horas e meia, ou seja, encerrando às 22h30.

Apesar da iniciativa do Inep em colaborar com os alunos religiosos, os judeus deverão ainda ter problemas. De acordo com as normas da religião, eles não podem andar de carro, pegar ônibus ou metrô, carregar objetos ou escrever - entre outras proibições - do pôr do sol de sexta ao de sábado.

Além disso, a comunidade comemora, dos dias 2 a 8 de outubro, um feriado religioso (Sucot) que também impõe restrições às atividades, o que inviabiliza a prova tanto no sábado quanto no domingo.

EL

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS