terça-feira, 7 de julho de 2009

NOTICIAS: Exemplar mais antigo da Bíblia está disponível na internet


www.codexsinaiticus.org
Cerca de 800 das 1.460 páginas restauradas do exemplar mais antigo da Bíblia já estão disponíveis ao público na internet, segundo informou a BBC. O "Codex Sinaiticus" foi escrito em folha de pergaminho na língua grega, no século 4. Para restaurar o material, foi necessária a participação de especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia.

O diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres, Scot McKendrick, afirmou à BBC que o "Codex Sinaiticus" é um dos maiores tesouros escritos do mundo. "Este manuscrito de 1,6 mil anos é uma janela para se entender o desenvolvimento do início do Cristianismo e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração", ressaltou.

A obra ficou preservada em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito, por 1,5 mil anos. Em 1844, foi encontrada e dividida entre Egito, Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. Para McKendrick, a disponibilidade do manuscrito virtual para estudiosos de todo o mundo cria oportunidades para trabalhos de pesquisa conjuntos que não seriam possíveis até o momento.

Os especialistas associam o fato de o material ter sido preservado por tanto tempo ao ar do deserto, que é considerado ideal para a conservação de pergaminhos. Além disso, o mosteiro ficou intocado durante todos esses anos.

Para acessar o material, basta visitar o site www.codexsinaiticus.org.

G.J

Agência Unipress Internacional

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS