sexta-feira, 5 de junho de 2009

FIM DOS TEMPOS: Cristãos abandonam Iraque

 

iraquianaDe acordo com um relatório divulgado nos Estados Unidos, o Iraque perdeu mais da metade de seus cristãos desde que a guerra começou, e poucos têm intenção de voltar.

O último censo oficial realizado no país em 1987 mostra que havia mais de 1,5 milhões de cristãos no Iraque. Agora, o relatório demonstra que o número diminuiu para 1/3 disso: pouco mais de 500 mil.

Sinais desse êxodo podem ser vistos nos bancos vazios das igrejas do país. Segundo depoimento de um pastor evangélico, os cristãos iraquianos preferem se mudar para outro país porque no exterior a situação não é tão difícil como no Iraque, onde, além de tudo, não existe liberdade religiosa. Além disso, o desemprego aumentou e a insegurança toma conta das ruas, o que aumenta o medo dos cristãos.

Para o religioso, a situação está muito arriscada. Não existe proteção para os cristãos, que preferem abandonar o Iraque já que viram muita gente ser agredida ou morta.

Muitos cristãos iraquianos se estabeleceram na Jordânia. Feryal Yashou é um antigo morador de Bagdá. Ele disse que por enquanto é impossível pensar em voltar ao país. “É triste, mas apesar de eles dizerem que a situação está melhorando, para nós nunca será seguro.”

Agência Unipress Internacional


Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS