quinta-feira, 18 de junho de 2009

FÉ: Jovens brasileiros entre os mais religiosos do mundo

jovem
Realizada em mais de 21 países, uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung revela que os jovens brasileiros estão entre os mais religiosos do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Ainda segundo o estudo, os jovens costumam expressar sua fé em novos ritos, novas igrejas e até na internet.

De acordo com a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos, 65% afirmam que são “profundamente religiosos” e 90% afirmam acreditar em Deus.

Cultos voltados para os jovens revelam um fenômeno: mostram que a juventude brasileira busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade. A internet está entre a ferramenta que mais ajuda a propagar o Evangelho sobre eles, que recorrem à web para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se espalha como um vírus.

John Micklethwait e Adrian Wooldridge, jornalistas da revista britânica The Economist escreveram no livro God is back (Deus está de volta) que “aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”.

A influência de grandes pensadores do século XX fez com que jovens se afastassem da fé, como Sigmund Freud que dizia que “a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus”. A derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens.

Agência Unipress Internacional


Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS