domingo, 14 de junho de 2009

DEU NA WEB: Peru processará padre italiano

 

alan_garciaA justiça do Peru processará na próxima semana um sacerdote italiano que trabalha com comunidades indígenas da região amazônica, onde no início desta semana um violento confronto entre manifestantes e policiais resultou em pelo menos 30 mortes.

O padre Mario Bartolini, de 70 anos, é acusado de instigação à revolta e poderia responder também por terrorismo, o que implicaria em sua expulsão do Peru. Ele vive na Amazônia há 31 anos e dirige a paróquia de Barranquita, norte do país.

Ao se defender, o religioso garantiu que conta com o apoio do Vaticano. Em algumas de suas intervenções no veículo, ele convidou a população a se opor à forma como o governo de Alan Garcia(foto) explora a Amazônia.

A atual mobilização protagonizada pelos indígenas peruanos tem como motivo justamente protestar contra decretos aprovados pelo governo que permitem a exploração de madeira, minérios e hidrocarbonetos na área.

Recentemente, um violento confronto foi deflagrado quando forças oficiais desocuparam a estrada Fernando Belaunde Terry, bloqueada havia mais de dez dias por indígenas.

Para Lima, 24 policiais perderam a vida, além de nove civis. As comunidades locais, porém, denunciam uma forte repressão que culminou em pelo menos 40 assassinatos e 100 desaparecimentos.


Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS