De acordo com denúncias de um grupo que cuida de liberdade religiosa no Iraque, um menino cristão de cinco anos foi sequestrado e executado por um grupo desconhecido, que pediu um resgate de U$ 50.000. Tony Adwar Shawell foi sequestrado no dia 5 de março. Seu corpo foi encontrado com diversos ferimentos à bala no dia 11 de maio.
Desde a invasão do país asiático por tropas dos Estados Unidos em 2003, é comum gangues criminosas e militantes islâmicos sequestrarem e assassinarem cristãos. A identidade dos sequestradores de Shawell ainda é desconhecida.
Juliana Taimoorazy, presidente do Conselho de ajuda cristã declarou que havia recebido pistas sobre a localização do corpo do menino.
Ela ressaltou que os cristãos querem viver pacificamente com os outros iraquianos e pediu para que a comunidade internacional e o governo dos Estados Unidos protejam os cristãos no Iraque.
Jonathan Racho, diretor regional da International Christian Concern na África e Oriente Médio comentou que este último acontecimento indica a deterioração da situação para as minorias cristãs no Iraque. Ele disse que o fato também é um sinal muito claro do perigo que todos os cristãos iraquianos enfrentam no país. Ele pediu que os iraquianos e o governo americano coloque um fim no extermínio sistemático dos cristãos no Iraque.