sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cresce o número de divórcios


Encontrar uma pessoa especial, se relacionar, fazer planos para o futuro, se casar, ter filhos, ser feliz e desfrutar de fidelidade até que a morte os separe é o desejo de muitas pessoas. Mas, algumas vezes, os relacionamentos não dão certo e o casal acaba se separando.

O Brasil atingiu nos últimos tempos a maior taxa de divórcio desde 1984, ano em que a separação foi instituída. De acordo com a pesquisa "Estatísticas do Registro Civil", divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para cada quatro casamentos civis foi computada uma separação, atingindo o percentual de 1,49 para cada mil habitantes. A taxa de divórcios cresceu, assim, 11,5%, passando de 160.848 para 179.342, no País.

http://www.cliquepago.com.br/images/logo.jpg

Segundo os técnicos do órgão, a desburocratização dos procedimentos através da Lei 11.441, de 4 de janeiro de 2007, e a mudança no comportamento da sociedade, que passou a aceitar o divórcio de forma natural, são os responsáveis pela elevação da taxa.

A psicóloga Elizabeth Pousas, graduada pela faculdade Celso Lisboa, que atua 16 anos na área clínica e empresarial, afirma que o que se vê, atualmente, são homens e mulheres cada vez mais sozinhos, mas com um desejo muito forte de encontrar alguém para compartilhar sua vida. "Só vale a pena estar junto se for com muito amor, pois nascemos para amar e sermos amados. É a necessidade básica de todo ser humano, a lei de sobrevivência da nossa espécie", afirma.

O fim do casamento gera sempre abalo emocional, familiar e financeiro. Principalmente, se existem filhos envolvidos. Por isso, é importante compreensão e respeito entre as partes envolvidas para que haja um acordo.

Relacionamentos conturbados

No mundo das celebridades, a separação é algo bem comum. Os relacionamentos são tumultuados, duram pouco tempo e o troca-troca é constante.

Quem não lembra do casamento-relâmpago do cantor Fábio Junior e a atriz Patrícia de Sabrit, que resolveram se casar no 40º dia de namoro? A união foi celebrada em grande estilo, no Jockey Club de São Paulo. Os dois trocaram juras de amor eterno numa cerimônia para 300 convidados e 200 jornalistas. Mas o matrimônio durou apenas 19 semanas e meia. Atualmente, o cantor está casado com a atriz Mari Alexandre e desta união nasceu o quinto filho de Fábio.

Suzana Vieira também não teve sorte no seu último relacionamento. A atriz casou-se com o ex-policial militar Marcelo Silva, em setembro de 2006, depois de um rápido namoro. Durante o romance, houve momentos complicados. Três meses após o casamento, Marcelo foi preso numa confusão, num motel. Mas a relação só terminou quando a estudante Fernanda Cunha ligou para a atriz dizendo ser amante do seu parceiro. Hoje, Suzana está namorando o mágico Sandro Pedroso, de 25 anos, que está fazendo curso de interpretação e tem planos de seguir os passos da amada.


Mais conturbado ainda foi o recente relacionamento do ator Dado Dolabella com a atriz Luana Piovani. Após várias demonstrações públicas de paixão entre o casal, a união chegou ao fim depois de uma séria briga. Com a passagem deste período difícil, Dado está tentando mais uma vez encontrar a felicidade. Sendo que desta vez com a prima da modelo Daniella Sarahyba, a publicitária Viviane Sarahyba, que está grávida do ator.

De acordo com Elizabeth Pousas, na sociedade temos grupos e subgrupos, cada um criando seus códigos de ética e conduta. O que parece acontecer no meio artístico é que estes são mais flexíveis devido ao próprio meio em que estão envolvidos. "Não devemos generalizar que todos os artistas caem no "troca-troca" de parceiro pelas facilidades, mas a grande maioria é assim. Além disso, no meio artístico há um código de conduta "velado", no qual não há uma moralidade rígida no sentido de estar fielmente com alguém. A independência financeira, somada às facilidades que a exposição na mídia permite, cria a sensação de oportunidade infinita. As pessoas deste grupo parecem não estar pré-dispostas a cultivar a relação dia a dia, ter o cuidado e a dedicação que a arte do relacionamento duradouro nos exige", declara a psicóloga.

Se você não deseja ter um relacionamento complicado e quer encontrar um amor eterno, venha participar da "Terapia do Amor", uma reunião que acontece na Igreja Universal do Reino de Deus, onde comparecem milhares de pessoas que querem uma cura interior para as desilusões amorosas, encontrar um parceiro especial e a verdadeira felicidade.

Horários das reuniões:

Na Catedral da Santo Amaro, São Paulo
Avenida João Dias, nº 1.800
Tel: (11) 5644-5210
Jejum das Causas Impossíveis: 8h
Reunião dos Sinais: 12h
Terapia do Amor: 10h, 15h e 19h

Na Catedral do Brás, São Paulo
Avenida Celso Garcia, nº 499
Tel: (11) 2178-1177
Jejum das Causas Impossíveis: 6h, 7h30, 10h e 12h
Terapia do Amor: 15h e 19h

Na Catedral Mundial da Fé, Rio de Janeiro
Avenida Suburbana, nº 4.242, Del Castilho
Tel: (21) 2582-0500
Terapia do Amor: 10h, 14h e 19h

Por: Vanessa Sendra
Foto do casal: liquid library
Foto Dado Dolabella: Luciana Botelho
Edição do testemunho: Fabiano Guedes

Assista ao vídeo de uma pessoa que encontrou a cura interior dos problemas sentimentais na reunião da Terapia do Amor, na Igreja Universal do Reino de Deus.

Arquivo do blog

Divulgue por aí

AS MAIS LIDAS